"A arquitetura tem de causar infartos." (Isay Weinfeld)

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

MUSEU DO AMANHÃ

O Museu do Amanhã é um museu de ciências. Ele vai fazer do percurso de visitação uma aventura da passagem do conhecido para o desconhecido, permitindo o livre exercício da imaginação como uma plataforma para sondar, por meio de idéias e emoções, o caminho em direção ao futuro.




O Museu do Amanhã terá uma área de 12,5 mil metros quadrados e está inserido no projeto Porto Maravilha, na região portuária. O projeto do Museu é uma iniciativa da Prefeitura do Rio de Janeiro, com realização da Fundação Roberto Marinho, e tem sua inauguração prevista para o segundo semestre de 2012. A concepção arquitetônica do museu, de autoria do arquiteto espanhol Santiago Calatrava, dialoga com a temática da sustentabilidade. Seu projeto segue a abordagem de uma construção favorável ao meio ambiente, utilizando os recursos naturais do local, como água da baía para diminuir a temperatura do interior, além de aproveitar a ventilação natural e a ventilação cruzada, sempre que possível.


O prédio terá grandes estruturas dinâmicas, que se movimentam e servem não só para oferecer sombra, mas também formam as bases para a colocação de placas fotovoltaicas, responsáveis pela captação de energia solar. Os coletores dessas placas serão abrigados nessas estruturas, que vão captar a energia solar e convertê-la em energia elétrica para o prédio. Portanto, dependendo da hora do dia, o edifício pode ter sua aparência exterior alterada.

O projeto também prevê a criação de um espelho d'água ao redor do prédio. Além de mimetizar o museu com as águas da Baía de Guanabara, eles têm uma função educativa: mostrar como funciona um sistema de filtragem da água. A água do mar será bombeada e filtrada lá, criando um microclima, mais fresco, em volta do Museu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário