"A arquitetura tem de causar infartos." (Isay Weinfeld)

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

CASA DA CASCATA

Desenhada pelo famoso arquiteto Frank Lloyd em 1934, a Casa da Cascata (Fallingwater House) é uma das mais famosas casas do mundo. É localizada 50 milhas a sudeste de Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Sua principal característica é o fato de ter sido erguida parcialmente sobre uma pequena queda de água, tendo como composição arquitetônica os elementos naturais do local. Antiga residência e atual museu encanta a todas que a visitam com sua beleza.






Wright resolveu o desenho da casa ao redor da chaminé.A base da casa são as rochas do lugar. Algumas superam o nível inferior e aparecem junto à chaminé, trazendo, em certa medida, a cascata para dentro da residência, criando um núcleo vertical, reforçado pela torre da chaminé, o ponto mais alto da casa.

A Casa da Cascata é formada por duas partes: a casa principal dos clientes, e o quarto de hóspedes, finalizado posteriormente. 

Todos os recintos da casa se relacionam com o entorno natural. A sala de estar, inclusive, apresenta uma escada que conduz diretamente ao riacho. As circulações dentro da casa são escuras, os corredores são estreitos, para que os habitantes tenham a sensação de fechamento, em comparação com a abertura proporcionada à medida que se aproximam aos ambientes principais. 

A perfeição de todos os detalhes leva esta obra a uma consistência de alto grau. É uma obra que vai muito além de sua forma, onde a presença física e espiritual do homem se faz mais transparente, em sincronia com a relação harmônica entre arquitetura e natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário